Bolo de aveia e banana

Bolo de aveia e banana fatiado

Ao fim de dezenas de variações e publicações deste bolo, eis que chega a receita do bolo de aveia e banana. A propósito da 2ª edição do desafio receita saudável, do blog Limited Edition, decidi finalmente publicar a receita do bolo que faço mais vezes – o bolo de aveia e banana (e “cenas”). O que começou como uma forma de aproveitar as bananas maduras demais, tornou-se o meu snack saudável favorito. Este compete pelo forno de domingo à noite com as habituais barras de cereais saudáveis e as ocasionais barras de cereais para gulosos (que vocês tanto encomendam).

Na sua génese, esta é uma receita de apenas 2 ingredientes, o que a torna uma das mais fáceis e rápidas deste blog. No entanto, de cada vez que faço este bolo, gosto de adicionar pelos menos um ingrediente novo, como por exemplo fruta, passas, frutos secos, cereais ou ovos (para volume extra sem fermento).

Ingredientes:

Ingredientes do bolo de aveia e banana na forma

(base)

100g de aveia

2 bananas

(opcional)

1 peça de fruta

1 dl de leite de coco

1 ovo

Preparação:

1 – Começo por preparar as bananas, cortando-a em pedaços pequenos. Se as bananas não estiverem bem maduras, e portanto suficientemente moles, esmago-as com um garfo, antes de adicionar os restantes ingredientes.

Flocos de aveia e banana fatiada

2 – Em seguida, adiciono os flocos de aveia e envolvo-os nas bananas esmagadas. Quando quero adicionar mais algum volume ao bolo, bato as bananas com a batedeira antes de adicionar a aveia (de forma a introduzir ar na mistura) ou adiciono claras em castelo.

3 – Este é o momento da criatividade, em que corto em pedaços pequenos a fruta que anda lá por casa (habitualmente maçãs), em risco de ser desperdiçada, ou o “ingrediente da semana”, como por exemplo frutos secos, cereais, mel, pedaços de chocolate, etc.

4 – Para finalizar, cozo o bolo numa forma baixa, a cerca de 180º C, durante cerca de 30 minutos. No entanto, o tempo de cozedura varia bastante com a escolha dos ingredientes usados.

Massa do bolo de aveia e banana na forma

4 thoughts on “Bolo de aveia e banana

  1. Obrigada por teres participado neste meu desafio! Foste o primeiro – e até agora único – convidado masculino, o que é uma honra! Não é qualquer homem que se aventura nestas andanças, com muita pena minha. Pode ser que motives outros a abrir as suas cozinhas e a preparar o jantar nas suas casas!
    Até uma próxima!!
    Beijinhos,
    Joana

    Limited Edition
    FB * G+ * IG

  2. Adorámos conhecer o teu blogue. Só gostaríamos de te pedir para criares uma página no facebook onde partilhasses estas receitas maravilhosas, para ser mais fácil acompanhar o teu blogue fantástico. Adoramos todo o cuidado com a apresentação e as receitas parecem deliciosas! Adoramos mesmo. Continua o excelente trabalho!

    1. Muito obrigado!
      Eu tenho páginas nas principais redes sociais, mas o widget não aparece na versão mobile do blog 🙁 Tenho de alterar o template…
      Também gostei muito do vosso blog, que não conhecia mas vou passar a seguir
      (P.S.: Na minha assinatura estão os links do FB, G+, IG, SC e Twitter)

      Cumprimentos,
      RJ
      NaCozinhaComRJ.com
      FB * G+ * IG * SC * Twitter

Se tens algo a acrescentar ou gostaste deste artigo, comenta!