Estrela de Nutella caseira

Estrela de Nutella caseira

Esta é a minha versão da estrela de chocolate, vista principalmente durante a época natalícia, a Estrela de Nutella caseira. Esta é um daqueles conceitos que, apesar de simples e popular, nem todos conhecem. À semelhança de outras receitas minhas, esta é recheada com uma das minhas receitas de Nutella caseira.

Ingredientes:

Ingredientes da estrela de Nutella caseira

4 embalagens de massa quebrada

(Nutella caseira)

200 g de chocolate

300 ml de natas light

75 g de avelã

 

Preparação:

1 – O primeiro passo, neste caso, é preparar o recheio. E, pela primeira vez, não substituí a avelã por outro fruto seco, tornando esta a minha versão de Nutella caseira mais parecida com a original.

2 – Neste momento, temos todos os ingredientes prontos e procederemos à montagem da estrela, começando por barrar um dos círculos de massa quebrada com a Nutella que preparámos no passo anterior, deixando um espaço de cerca de 2 dedos da extremidade da massa.

Massa quebrada com Nutella caseira

3 – De seguida, repetimos este processo com mais 2 camadas de massa e recheio, terminando com massa. Costumo fazer esta receita com 4 camadas de massa e 3 de chocolate, mas podem reduzir (ou aumentar) à vossa vontade.

4 – O último passo antes de começarmos as dobragens, é cortar a massa, do centro para as pontas, a partir de um copo colocado no centro do círculo. Nesta foto não vemos um círculo porque a massa em causa vem num formato oval, mas tentem evitar embalagens deste género pois impedem-nos de atingir o efeito pretendido.

Massa quebrada com cortes em estrela

5 – No que toca a dobragens, enrolamos as pontas, inicialmente apenas com 2 voltas e 2 a 2, como mostra a imagem abaixo.

Massa quebrada com dobras

6 – Finalizamos esta parte dando mais meia volta às pontas e unindo-as, de forma a que não haja recheio entre elas, impedindo-as de colar devidamente. Se colarem as pontas erradas ou derem a meia volta final na direção errada, como mostra a imagem, teremos uma ponta de forma diferente ou que irá descolar com o calor e a gravidade.

Estrela Nutella crua

7 – Resta-nos apenas levar a estrela ao forno, sob os habituais 180º C. Cerca de 15 minutos depois, ou quando a massa estiver cozida (dependendo do vosso forno), teremos a nossa Estrela de Nutella caseira.

 

Se tens algo a acrescentar ou gostaste deste artigo, comenta!