Tronco de Natal vertical

Tronco de Natal vertical

Este ano decidi inovar, com um Tronco de Natal vertical, por oposição à versão tradicional, enrolada na horizontal. Este é feito de forma semelhante ao clássico, mas montado de forma diferente e recheado com uma das minhas receitas de Nutella caseira.

Ingredientes:

 

Ingredientes do tronco de Natal

(massa)

100 g de farinha de trigo

50 g de miolo de noz

100 g de açúcar

1 cc de fermento

6 ovos

(Nutella caseira)

300 ml de natas light

50 g de miolo de noz

200 g de chocolate

Preparação:

1 – Começamos por moer as nozes, até ficarem em farinha. Ao moer as nozes antes de precisarmos delas, evitamos deixar outros ingredientes “à espera” enquanto as preparamos, o que neste caso provocaria a perda de volume e “derretimento” das claras em castelo.

2 – Depois de prepararmos antecipadamente a farinha de noz, separamos as gemas das claras e batemos as gemas com o açúcar, até que esta mistura (pelo menos) duplique de volume.

3 – Para que a torta fique ainda mais fofa, batemos as claras em castelo. Devemos preparar as claras em castelo por último pela mesma razão que moemos as nozes em primeiro lugar – para poder utilizar as claras no seu máximo volume.

Claras em castelo e gemas com açúcar

4 – De seguida, envolvemos alternadamente as farinhas e colocamos as mesmas numa forma retangular, untada ou forrada com papel vegetal.

5 – Após 12 a 15 minutos a 180º C, temos uma torta de noz fofa e pronta a comer ou usar no nosso tronco de Natal.

6 – Enquanto a torta arrefece, preparamos o recheio. Desta vez inventei um pouco, substituindo a avelã por noz, mas continua tão fácil de preparar como as minhas outras versões de Nutella. Se preferirem, podem sempre usar a original.

Nutella de noz

7 – Depois de a torta esfriar, é tempo de montar o Tronco de Natal. Para tal, começamos por cortar tiras de cerca de 2 cm de largura e do comprimento da forma. No entanto, depois de terminar, concluí que teria ficado ainda melhor com tiras de 3 ou 4 cm de largura.

Torta de noz em tiras

8 – O próximo passo é barrar cada tira de torta com o creme de chocolate e enrolar a mesma em espiral. Devemos repetir até atingir o tamanho pretendido ou gastar as tiras disponíveis. E assim terminamos o nosso Tronco de Natal vertical.

Base do tronco de Natal vertical

9 – Opcionalmente, podemos simular um nó no tronco, adicionando um tronco mais pequeno, semelhante a um mini Tronco de Natal tradicional. Este seria colado perpendicularmente à espiral principal e barrado também por fora.

2 thoughts on “Tronco de Natal vertical

Se tens algo a acrescentar ou gostaste deste artigo, comenta!