Cheesecake Pokeball

Cheesecake pokeball

De forma a entrar no espírito do jogo Pokémon GO, preparei este cheesecake pokeball, com cobertura de morango e chocolate.
Não sendo fã do jogo Pokémon GO, era dos originais e, aproveitando a onda de euforia em volta do jogo, fiz este doce alusivo ao tema – um cheesecake em forma de pokébola (a bola utilizada para capturar e armazenar os Pokémon).

 

Ingredientes:

 

Ingredientes do cheesecake pokeball

(base)
400 g de bolachas de aveia
1 dl de leite magro
(recheio)
400 g de queijo fresco magro
500 g de iogurte de coco
18 g de gelatina em pó
(cobertura)
500 g de morangos
100 g de açúcar
25 g de chocolate

Preparação:

A base e o recheio foram preparadas segundo as minhas receitas de cheesecake, como os de Oreo e Nutella ou Ferrero.

1 – Para preparar a base, começamos por moer a bolacha, juntamente com o leite, até formar uma pasta. Desta vez, quis experimentar uma base mais compacta, por isso juntei à bolacha 1 dl de leite magro (em vez das habituais 5 cs).

2 – Com a ajuda de um garfo ou colher, espalhamos a pasta de bolacha no prato onde será servido o cheesecake e reservar no frigorífico. A forma redonda pode ser obtida utilizando o elemento lateral de uma forma de fundo amovível.

cheesecake-base-aveia-chocolate

3 – Para preparar o recheio basta, tal como habitualmente, misturar o queijo, o iogurte e a gelatina em pó (previamente dissolvida água quente) até formarem uma mistura cremosa e uniforme. A fórmula que utilizo para calcular a quantidade de gelatina necessária a um cheesecake baseia-se na quantidade de recheio do mesmo, sendo o equivalente a 2% desa quantidade. Neste caso, 2% de 900 g (de queijo e iogurte) serão 18 g, dissolvidos em cerca de 36 ml de água.

4 – Enquanto o recheio solidifica no frigorífico, prepara-se a cobertura, começando por cozer os morangos em açúcar e terminando com um pouco de chocolate ralado.

5 – Para compor a cobertura, desenha-se, com chocolate ralado, um círculo no centro do cheesecake (previamente delineado com um pequeno copo) e uma linha reta como se vê na foto abaixo. Para finalizar, preenche-se uma das metades do cheesecake com a compota de morango e ficamos com um cheesecake pokeball.

Cheesecake pokeball na forma

 

2 thoughts on “Cheesecake Pokeball

Se tens algo a acrescentar ou gostaste deste artigo, comenta!