Gomas

Hoje trago-vos mais uma receita caseira de um produto do dia a dia – gomas. Uma delícia para miúdos e graúdos.Esta é uma receita de fácil preparação e, como é meu hábito, resulta num doce mais saudável que a sua versão de compra.
Consoante o molde usado, estas podem tomar as mais variadas formas, desde personagens da saga Star Wars ou motivos da Lego a simples “cubos de gelo”, como poderão constatar ao longo da receita.
Podem ser ainda mais criativos e fazer minhocas do mesmo material, com apenas água, gelatina e palhinhas, como mostrei em Gomas minhoca.

Ingredientes:

100 ml de água
1 cs de gelatina neutra
1 pacote de gelatina light

Material:

Para preparar este doce caseiro são necessários, para além dos ingredientes indicados na secção anterior, moldes de silicone com um ou mais temas à escolha.

formas-silicone

Para além de gelatina, estes moldes podem também ser usados para moldar chocolate ou cubos de gelo.

chocolates-star-wars

Preparação:

1 – Tal como na preparação da gelatina tradicional, começamos por aquecer cerca de metade da água e derretemos nela ambas as gelatinas – a neutra e a gelatina light da vossa escolha.
2 – De seguida, juntamos a restante água à mistura e vertemos esta para os moldes.

gomas-congelador

3 – Está na hora de levar os moldes ao frigorífico. O resultado final será atingido após apenas alguns minutos, devido à baixa quantidade de água – cerca de 10% da utilizada para preparar a gelatina tradicional.
4 – Para finalizar, basta desenformar após a gelatina solidificar. Para facilitar esta operação, os moldes deverão ser colocados uns minutos no congelador.

Gomas lego
Gomas lego

 

Gomas Star Wars
Gomas Star Wars

Notas:
1. Se, mesmo assim, preferirem comprar as vossas gomas, recomendo as mais naturais, como por exemplo as da Doctor Gummy. Tal como as desta receita, não contêm açúcar nem glúten, mas também não contêm lactose, corantes, aromatizantes ou conservantes artificiais e, como bónus, têm 20% de fruta (quando a concentração habitual é de cerca de 2%).
2. Para conseguir gomas mais doces, poderão aumentar a proporção de gelatina com sabor (em relação à gelatina neutra). O contrário irá acontecer ao aumentar a proporção de gelatina neutra.
3. Para conseguir gomas mais rijas, basta diminuir a quantidade de água na receita.

20 thoughts on “Gomas

Se tens algo a acrescentar ou gostaste deste artigo, comenta!