Bolo no ovo

Hoje, pela primeira vez, publico aqui uma receita que correu mal e à qual chamei informalmente ovos radioativos, pela sua coloração e consistência estranhas, mas que é mais conhecida por bolo no ovo.
Era suposto serem bolos fofos e coloridos dentro de ovos de galinha, mas ficaram enqueijados e com uma coloração estranha.

Ingredientes:

Para a massa podem usar uma das minhas receitas de bolo, como por exemplo Bolo de cenouraBolo arco-íris ou Torta caprese (para uma versão sem glúten).
Serão também necessários mais alguns ovos, para além dos usados na massa, para serem recheados com a dita massa.

Preparação:

1 – Começamos por esvaziar os ovos, perfurando-os com a ajuda de uma agulha ou faca e guardando o seu conteúdo para utilizar nesta ou noutras receitas. Será mais fácil extrair os ovos das suas cascas furando as gemas.
2 – Tal como no Bolo arco-íris, misturamos os corantes com a massa, de forma a criar a paleta de cores pretendida.

massa-bolo-colorida

3 – De seguida, enchemos os ovos com a massa até cerca de 2/3 da sua altura.
Para que os ovos não tombem, envolvemo-los numa cama de papel de alumínio ou vegetal.

ovos-massa

4 – Depois de alguns minutos (dependendo da receita de massa usada), retiramos os ovos do forno e descascamo-los, de forma a desvendar o resultado desta experiência.

 

ovos-abertos-caixa

Notas: 
Como já referi na receita do Bolo arco-íris, aconselho a utilização de corantes gel (em vez dos corantes de “base de vinagre” e porque ainda não experimentei os corantes em pó), pois resultam em cores mais compactas e menos brilhantes (“radioativas”).
Devido talvez à forma como a massa é cozida (dentro dos ovos), há tendência a que a massa fica enqueijada, pelo que aconselho também a escolher uma massa que tenha não tenha à partida essa tendência – uma massa fofa.

2 thoughts on “Bolo no ovo

Se tens algo a acrescentar ou gostaste deste artigo, comenta!