Iogurte

Iogurte caseiro

Esta semana voltei a fazer iogurte caseiro e deixo aqui a receita, para verem o quão fácil é de fazer.
Mas, tal como outras receitas, só é fácil depois de sabermos como se faz.

Ingredientes:

ingredientes-iogurte-caseiro

1 l de leite magro
1 iogurte natural magro

Preparação:

0 – Antes de começar, devemos esterilizar os frascos a utilizar mais tarde. Podemos fazê-lo fervendo os frascos num tacho ou panela, submergindo-os e levando a água desse recipiente ao ponto de ebulição.

frascos-esterilizados
1 – Para fazer o iogurte, começamos por aquecer o leite quase até ferver.
2 – Depois arrefecemos o leite até uma temperatura entre 35º C e 45º C. Sem termómetro, uma das maneiras de medir esta temperatura é conseguir colocar um dedo no leite durante 20 ou 30 segundos sem o escaldar.
3 – Após colocar o leite à temperatura ideal, misturamo-lo com o iogurte natural e distribuímos a mistura pelos frascos.
4 – Esta mistura deverá ser mantida a esta temperatura por um período de 8 a 10 horas. Se não tiver uma iogurteira ou um outro robô de cozinha que permita manter esta temperatura, uma outra maneira de o conseguir é isolar os frascos numa estufa improvisada. No meu caso, coloquei os frascos dentro de um recipiente grande, que depois cobri com várias toalhas e coloquei dentro do forno.

iogurte-caseiro-preparacao2
5 – Após este período, teremos o nosso iogurte natural caseiro pronto a consumir, mas deveremos guardá-lo no frigorífico, de forma a estender o seu prazo de validade, que penso ser superior a uma semana, mas que não testei.
6 – Opcionalmente, existem várias formas de adoçar este iogurte, como por exemplo o clássico açúcar branco, adoçante, açúcar amarelo ou stévia.

iogurte-caseiro-versoes

Iogurte caseiro1 KgPT15MPT9HPT9H15M

2 thoughts on “Iogurte

Se tens algo a acrescentar ou gostaste deste artigo, comenta!