Gomas minhoca

Gomas minhoca e maçã

Após algumas tentativas, umas mais bem sucedidas que outras, consegui fazer gomas minhoca do meu agrado.Seguindo as minhas instruções, poderão também fazer estas divertidas gomas caseiras.

Ingredientes:

ingredientes-gomas-minhoca

 

100 palhinhas grossas
30 g de gelatina vermelha
30 g de gelatina roxa
30 g de gelatina neutra
50 g de bolachas pretas
360 ml de água

Preparação:

1 – A primeira coisa a fazer é aquecer cerca de metade da água e derreter nela as gelatinas, juntando depois o resto da água a esta mistura.
2 – De seguida, colocamos as palhinhas dentro de um copo alto, até encher o mesmo e prendemo-las com um elástico. Quanto mais largas as palhinhas utilizadas, menos bolhas de ar se formarão ao verter a gelatina.

palhinhas-coloridas

 

3 – O próximo passo é encher (quase) o copo de com a gelatina líquida preparada anteriormente.
4 – Depois de repousarem no frigorífico até o conteúdo solidificar, enchemos o resto das palhinhas com a ajuda de um pequeno funil ou ponta do saco de pasteleiro. Não encher as palhinhas completamente irá ajudar na altura de remover a gelatina de dentro das mesmas.
5 – Depois de mais umas horas no frigorífico, passamos o copo para o congelador, de forma a facilitar mais tarde o processo de desenformar as minhocas.
6 – O processo de extrair as minhocas das palhinhas consiste em passá-las por água, aquecendo o seu exterior e descolando a gelatina das suas paredes.
7 – Opcionalmente, moer bolachas pretas como, por exemplo, o exterior das Oreo e espalhá-las pelo prato, simulando o efeito de terra.

Gomas minhoca com "terra" Oreo

 

8 – Também é possível obter vários efeitos e cores, através de diferentes tipos de palhinha e cor de gelatina. Para simular os anéis das minhocas devem ser utilizadas palhinhas flexíveis, sendo as suas curvas responsáveis pelo efeito anelar obtido.

Gomas minhoca

 

Nota: Posteriormente, mostrei como fazer gomas caseiras com outros temas (como Star Wars e Lego) e formas (como corações, cubos de gelo e ovos de Páscoa), em Gomas.

Se tens algo a acrescentar ou gostaste deste artigo, comenta!