Cheesecake Ferrero

Cheesecake Ferrero
Para este Natal criei algo com os bombons mais oferecidos nesta época, pelo menos em Portugal, Ferrero Rocher – Cheesecake Ferrero. Inicialmente, juntando estes bombons tão omnipresentes nesta época e o meu gosto por cheesecakes, resultou um cheesecake de Ferrero Rocher.
Mais tarde, ao adicionar bombons Raffaello (também da Ferrero) ao recheio, nasceu o cheesecake Ferrero.

Ingredientes:

ingredientes-cheesecake-ferrero

(base)
300 g de bolachas digestivas
60 ml de leite magro
(recheio)
250 g de queijo fresco magro
250 g de iogurte natural magro
12 g de gelatina neutra
24 ml de água
10 bombons Raffaello
(cobertura)
8 Ferrero Rocher moídos
4 Raffaello ou Ferrero Rocher
coco ralado q.b.

Preparação:

0 – Umas horas antes de começar a preparação do cheesecake, é conveniente guardar os Ferrero Rocher no frigorífico, de forma a não derreterem ao serem moídos. Em alternativa, poderá ser obtido o mesmo efeito com uns minutos no congelador.
1 – O primeiro passo é moer as bolachas, por exemplo num processador de comida.
2 – De seguida, misturamos as bolachas moídas com o leite e colocamos este preparado numa forma ou prato, rodeado da lateral de uma forma amovível.

base-cheesecake-ferrero

Consoante gostem da base mais ou menos compacta, poderão experimentar diferentes quantidades de leite ou até um pouco de manteiga. E quem gosta da base do cheesecake mais consistente, poderá pressionar a mesma com uma colher.

Cheesecake Ferrero - igredientes do recheio

 

3 – Para o recheio, começamos por moer os Raffaelo, juntando-lhes depois o queijo e o iogurte, e batemos estes ingredientes até obter uma pasta cremosa.
4 – Finalizamos o recheio com a preparação da gelatina, à razão de 2 mililitros de água quente a cada grama de gelatina neutra. Utilizo cerca de 2 gramas de gelatina neutra por cada 100 g de recheio, o que neste caso totaliza 12 g de gelatina.
5 – Adicionamos a gelatina enquanto se mexe o recheio, de forma a ficar bem distribuída e não solidificar em blocos.
6 – Agora que o recheio já está pronto, verte-se o mesmo para a forma e reserva-se no frigorífico até solidificar.

recheio-cheesecake-ferrero

7 – Enquanto aguardamos a solidificação do cheesecake, moemos os Ferrero Rocher (reservados antecipadamente no frigorífico ou congelador).
8 – Esta receita é finalizada cobrindo o topo do cheesecake com os Ferrero Rocher moídos. Podem ser adicionados mais alguns Raffaello e Ferrero Rocher no topo.

9 – Opcionalmente, a cobertura de Ferrero Rocher moídos pode ser substituída por apenas alguns Raffaello. Assim é reduzido o custo deste cheesecake e podem ser eliminados os Ferrero Rocher da receita, o que será conveniente caso pertençam ao (muito pequeno) grupo de pessoas que não gosta de Ferrero Rocher.

cheesecake-raffaello

Cheesecake Ferrero 16 PT4H PT30M PT4H30M

2 thoughts on “Cheesecake Ferrero

Se tens algo a acrescentar ou gostaste deste artigo, comenta!