Fruta desidratada

Fruta desidratada

Inspirado pelos produtos das marcas Fruut e Frubis, decidi tentar fazer fruta desidratada caseira. Este foi o resultado.
Este é um processo bastante simples de executar, mas que implica despender bastante tempo na preparação da fruta e muito mais tempo de cozedura.

Ingredientes:

fruta-desidratada-ingredientes

1 maçã Golden
1 maçã Starking
1 banana
1 pêra

Preparação:

1 – Descascar a fruta, cortá-la em 4 pedaços e depois em fatias de cerca de 3 mm.
2 – À medida que a fruta vai sendo laminada, é aconselhável reservar a mesma numa taça com cerca de 1 litro de água e o sumo de 1 limão, para reduzir o efeito da oxidação.

fruta-agua-limao

3 – Depois de laminada toda a fruta, escorrer a mesma num passador.

fruta-laminada-escorrer
4 – Para levar ao forno, distribuir sobre papel vegetal, sem que os pedaços se toquem.

fruta-laminada

5 – Para terminar, levar ao forno a 60º, durante 8h. Abrir a porta de 2h em 2h, para verificar o estado da fruta e deixar sair o vapor de água.

fruta-desidratada

Notas:

  • Na próxima tentativa levar a fruta ao forno a uma temperatura mais elevada, como por exemplo 75º, para tentar reduzir o tempo.
  • Os tempos de cozedura da banana e da pêra são inferiores aos da maçã, mas desidratei todas as frutas ao mesmo tempo pois queria apenas experimentar o conceito. Para resultados ótimos, recomendo a desidratação de 1 tipo de fruta por fornada ou a distribuição da fruta de forma a facilitar a sua remoção faseada.
  • A maçã Golden ficou perfeita, pelo que passou a ser a minha fruta desidratada favorita, pelo menos no que toca às caseiras.

Se tens algo a acrescentar ou gostaste deste artigo, comenta!