Farófias

Há imensos doces que utilizam apenas gemas e não tantos assim que nos permitam aproveitar as respetivas claras.No entanto, as farófias são exemplo de uma bela forma de o fazer.
Se, pelo contrário, começarem pelas farófias ou outra receita que vos deixe com mais gemas que claras, sugiro fazer estes pastéis de feijão com o excesso de gemas.

Ingredientes:

 

farofias-ingredientes

 

1 L leite magro
14 claras
80 g açúcar
4 gemas

Preparação:

1 – Para começar, batemos as claras em castelo e reservamos as mesmas no frigorífico.

 

claras-castelo

 

2 – De seguida, aquecemos o leite e o açúcar até quase ferverem e reduzimos a intensidade até ao mínimo. Os passos seguintes são também os principais – cozer as claras.
3 – Mantendo o leite quente em lume brando, adicionam-se colheres de sopa de claras, tendo o cuidado de deixar espaço suficiente entre cada pedaço para os poder manusear.
4 – Com a ajuda de colheres vão-se virando as claras até as mesmas enrijecerem.
5 – Reservam-se as claras cozidas num passador, de forma a escorrer o leite, até secarem e arrefecerem.

 

claras-castelo-cozidas

 

6 – Para preparar a cobertura das farófias, juntar pouco a pouco as gemas ao leite com açúcar, mexendo sem parar até esta mistura engrossar.

 

farofias-molho

 

7 – Para finalizar, colocar as claras numa travessa e verter cuidadosamente a cobertura sobre as mesmas, de forma a não as desfazer.

 

farofias-cruas

 

8 – Levar a travessa ao forno até dourar o creme.

Farófias10PT30MPT15MPT45M

 

2 thoughts on “Farófias

  1. Ah, este é dos meus doces favoritos. 😀 Já agora, deixo um pedido especial: tens algumas receita boa (e fácil) de bolachas de
    gengibre? Ando a testar receitas para o natal. 😛

    1. Também gosto muito de farófias. Nunca experimentei fazer bolachas de gengibre, mas quero fazê-lo este ano. Em breve irei
      começar as experiências de Natal.

      Cumprimentos,
      RJ

Se tens algo a acrescentar ou gostaste deste artigo, comenta!