Cheesecake de Oreo e Nutella

Cheesecake de Oreo e Nutella

Neste dia de aniversário do blog, temos um dos meus cheesecakes – cheesecake de Oreo e Nutella.Quem me conhece, sabe da minha paixão por cheesecakes e a frequência com que os faço.
Neste caso, vou mostrar como fazer um dos que não vão ao forno, mais especificamente um cheesecake com base de bolachas Oreo (ou equivalente) e cobertura de Nutella caseira (a qual podem fazer seguindo também uma das minhas receitas).

Ingredientes:

cheesecake-oreo-nutella-ingredientes

 

(base)
300 g de bolachas Oreo
45 ml de leite magro

(recheio)
375 g de iogurte natural magro
350 g de queijo fresco magro
50 g de açúcar em pó
15 g de gelatina neutra
30 g de água

(cobertura)
200 g de chocolate de culinária derretido
200 ml de natas light
75 g de amêndoa torrada moída
3 cs de açúcar

Preparação:

1 – O primeiro passo é separar as bolachas do recheio, o que é mais fácil do que parece, visto que, tal como é possível ver na foto, o recheio é descascado de uma só vez.
Se quiserem que a base fique mais doce ou simplesmente gostam do recheio, podem moer as bolachas inteiras. Neste caso, recomendo comprar as Oreo originais, visto que são aquelas que têm o recheio mais saboroso.

 

oreo-separadas

2 – De seguida, moer as bolachas num processador de comida, como por exemplo a Yämmi ou Bimby.

 

cascas-oreo-moidas

3 – Neste passo, misturar as bolachas moídas com o leite e colocar este preparado na sua forma ou prato de eleição, rodeado da lateral de uma forma amovível. Opcionalmente, pressionar  com uma colher de sopa, até formar uma camada uniforme na base da forma.
Consoante gostem da base mais ou menos compacta, poderão adicionar diferentes quantidades de leite ou até um pouco de manteiga. No meu caso, adiciono apenas 5 colheres de sopa de leite por cada 200 g de bolacha, porque gosto da base mais solta e pouco húmida.

 

cheesecake-oreo-nutella-base

 

4 – Misturar o queijo e o iogurte. Se não possuir queijo batido, bata o mesmo até se tornar uma pasta cremosa, antes de adicionar o iogurte.
5 – Preparar a gelatina, juntando o dobro de água quente. Para solidificar o cheesecake, utilizo cerca de 10 g de gelatina por cada 500 g de recheio (cuja base é sempre constituída por queijo e iogurte).
6 – Sem parar de mexer o queijo e iogurte, adicionar a gelatina, de forma a ficar bem distribuída.
7 – Adicionar o açúcar em pó à mistura anterior e verter sobre a base de bolacha.
Aqui recomendo reduzir o açúcar a pó, pois facilita a dissolução do mesmo. Visto que este cheesecake não será cozido, este não aquecerá o suficiente para derreter o açúcar de forma fácil e rápida, pelo que a utilização de açúcar em pó fará com que se dissolva melhor.

 

cheesecake-recheio

 

8 – Enquanto base e recheio repousam no frigorífico, preparar o creme de chocolate da cobertura.
Em www.NaCozinhaComRJ.com/2015/07/nutella-caseira.html encontrarão várias sugestões de preparação de cremes de chocolate inspirados na famosa Nutella. Em alternativa, poderão preparar um ganache de chocolate juntando, por exemplo, uma tablete de chocolate de culinária e um pacote de natas.

 

nutella-caseira

 

9 – Após confirmar que o recheio solidificou, verter o creme de chocolate sobre o mesmo e voltar a colocar a forma no frigorífico.

 

cheesecake-oreo-nutella2

 

10 – Opcionalmente, podem decorar o topo com frutos secos ou fruta fresca.

 

Cheesecake de Oreo e Nutella agridoce ou light:

Utilizar apenas 25g de açúcar no recheio e substituir as 3 colheres de sopa de açúcar da cobertura pela mesma quantidade de mel.

 

Cheesecake de Oreo e Nutella fit:

Utilizar gelatina light ou 0% aromatizada na preparação do recheio e eliminar o açúcar da cobertura e/ou substituir o chocolate de culinária por chocolate negro.

Se tens algo a acrescentar ou gostaste deste artigo, comenta!