Bolo arco-íris

Fatia de bolo arco-íris

Hoje trago-vos uma receita de bolo arco-íris, que entusiasma as crianças e é ótima para aniversários, pelas suas cores vibrantes que evocam o arco-íris.Por fora parece apenas mais um bolo com cobertura, mas ao cortá-lo, a surpresa – seis camadas, de seis cores diferentes.

Ingredientes:

(massa)
360 g farinha de trigo
250 g manteiga magra
350 ml leite magro
250 g açúcar
2 cs fermento
6 ovos

(recheio e cobertura)
300 g de chocolate culinária
200 ml de natas light

Preparação:

1 – Ligar o forno a cerca de 180º.
2 – Bater as gemas e o açúcar até esta mistura triplicar o seu volume.
3 – Adicionar a manteiga derretida, o leite, a farinha peneirada e o fermento em pó e mexer até a farinha estar bem distribuída.
4 – Adicionar as claras em castelo, fazendo com que a mistura ganhe volume e tornando o bolo mais fofo.
5 – Dividir a massa em 6 partes iguais e reservar.
6 – Colorir 2 partes da massa (de acordo com as dosagens acima) e colocá-las em 2 formas pequenas, previamente untadas e polvilhadas com farinha.
7 – Levar ao forno durante cerca de 15 minutos.
8 – Enquanto parte do bolo está no forno, preparar o recheio, misturando o chocolate e as natas e levando esse preparado ao microondas ou banho-maria durante alguns minutos.
9 – Desenformar as 2 camadas do bolo e começar a sua montagem, adicionando 2 a 3 colheres de sopa de recheio sobre cada uma.

 

bolo-arco-iris-chocolate-camadas

10 – Repetir os pontos 6, 7, 8 e 9 mais 2 vezes.
11- Utilizar o resto do recheio como cobertura, distribuindo-o de forma uniforme pela superfície do bolo.
12 – Colocar no frigorífico apenas até a cobertura solidificar.
13 – Enfeitar a gosto e servir à temperatura ambiente.

 

bolo-arco-iris-chocolate

E assim se faz um bolo arco-íris em camadas!

Este bolo pode também ser recheado e coberto de outras formas, como por exemplo chantili, que foi a cobertura escolhida na primeira vez que fiz este bolo.

 

bolo-arco-iris-chantili

Numa outra altura publicarei uma outra versão de bolo arco-íris, com círculos concêntricos e que é confecionado em apenas uma fornada.
Como podem ver, essa versão não é tão impressionante, mas é obviamente mais rápida de confecionar.

 

bolo-arco-iris-vertical-massa

Notas:

1 – Como corantes, recomendo os de gel, visto que os corantes líquidos têm uma sabor mais forte e as cores ficam mais esbatidas. Embora sejam aparentemente mais caros (porque um boião de corante em gel custa mais que os pacotes de 3 corantes líquidos habitualmente vendidos nos supermercados) a versão em gel rende mais, devido à sua maior concentração de corante e tamanho dos boiões, compensando em duração e qualidade.
Estes corantes encontram-se à venda em lojas de artigos para bolos ou similares. No meu caso, comprei corantes Wilton amarelo, vermelho e azul na Bolos com Vida. É uma das poucas lojas online que vende estes corantes a menos de 3€ e tem uma loja perto da minha cozinha.
Em alternativa, é possível fazermos os nossos próprios corantes naturais, utilizando por exemplo beterraba, cenoura ou agrião. A principal vantagem é serem naturais e as principais desvantagens são a textura diferente para cada camada, o elevado tempo de confeção, a reduzida validade e o elevado preço final.

2 – Os corantes deverão ser adicionados na seguinte ordem e dosagem, medida em colheres de café (ccf):
– violeta – 1/8 ccf azul e 1/4 ccf vermelho
– azul – 1/4 ccf azul
– verde – 1/8 ccf azul e 1/4 ccf amarelo
– amarelo – 1/8 ccf amarelo
– laranja – 1/8 ccf amarelo e 1/8 ccf vermelho
– vermelho – 1/2 ccf vermelho

3 – Para conseguir um vermelho vivo, é necessário utilizar 2 a 3 vezes mais corante, senão a massa ficará rosa.

 

bolo-arco-iris-massa

4 – Utilizei apenas 6 cores, em vez das tradicionais 7, para reduzir o número de fornadas e porque o índigo e o violeta são cores próximas, tornando difícil e desnecessário diferenciá-las com os corantes adquiridos.
Quanto às formas, utilizei 2 formas de 24 cm, de forma a colocar 2 de cada vez na mesma prateleira do forno, reduzindo o número de fornadas de 6 para 3 e cozendo a massa das 2 formas igualmente.
Quem tiver um forno maior ou formas mais pequenas pode fazer 2 fornadas de 3 cores, fazendo com que este bolo demore quase o mesmo tempo de um bolo simples.

Se tens algo a acrescentar ou gostaste deste artigo, comenta!