Hambúrgueres recheados

Aqui fica a minha versão dos hambúrgueres recheados, que no mundo anglo-saxónico da Internet chamam beer can burger, com um exterior de carne e recheio de legumes salteados.Desta vez, novamente por sugestão recebida através do Facebook, recebi com agrado o desafio de experimentar moldar um hambúrguer com a ajuda de uma lata e recheá-lo com ingredientes variados.
Esta é uma daquelas receitas que, para além do sabor, tem um efeito visual bastante interessante. Quem me conhece sabe que esse é, a par dos baixos valores de gordura, açúcar e sal, um dos critérios mais importantes ao escolher as receitas a experimentar ou inventar.

 

Ingredientes:

(exterior)
400 g de carne de vaca picada
4 fatias de bacon
4 fatias de queijo

(recheio)
750 g de couves de bruxelas
200 g de rebentos de soja
170 g de cogumelos
150 g de milho doce
1 brócolo
4 tomates pequenos
2 dentes de alho
1 pimento branco
1 cebola

 

Preparação:

1 – Picar os legumes e salteá-los, temperando-os com sal e especiarias a gosto.

 

legumes-salteados

 

2 – Moldar a carne picada ao exterior de um recipiente cilíndrico, tradicionalmente uma lata de cerveja.
3 – Enrolar a carne picada numa fatia de bacon e prender a mesma com a ajuda de 1 palito. Podem ser necessárias 2 fatias de bacon, dependendo do seu comprimento.
4 – Remover o recipiente utilizado para moldar a carne picada e adicionar 2 fatias de queijo ao fundo de cada uma das “taças de carne” resultantes.

 

hamburguer-lata

5 – Encher cada uma das taças com os legumes salteados. Opcionalmente, decorar com queijo ralado ou cubos de queijo ou tofu.

 

Hambúrgueres recheados

6 – Forrar um tabuleiro com papel de alumínio e levar os 2 hambúrgueres recheados ao forno a 160º C durante cerca de 1h. Num forno com ventilação demorou apenas 30 minutos.

7 – Servir com os restantes legumes salteados.

 

hamburguer-recheado

Se tens algo a acrescentar ou gostaste deste artigo, comenta!