Tarte de castanhas e chocolate 2 em 1

Tarte de castanhas e chocolate 2 em 1

Depois de fazer uma tarte de castanhas, fiquei com vontade de experimentar mais variantes. Assim surgiu esta tarte de castanhas e chocolate 2 em 1.Para não fazer mais duas tartes, no mesmo dia, só para experiências e porque os ingredientes das duas variantes são os mesmos, decidi fazer uma tarte combinada.

 

Ingredientes:

tarte-castanhas-2-em-1-ingredientes
(base)
1 rolo massa quebrada ou folhada

(recheio)
500 g castanhas peladas
75 g de manteiga magra
3 ovos
10 g cacau em pó
100 g de açúcar

(cobertura)
200 g chocolate
2 dl natas light

 

Preparação:

1 – Para começar, cozer as castanhas peladas com 50g de açúcar, até ficarem macias o suficiente para serem reduzidas a puré. É aconselhável efetuar previamente um corte em cada uma, da mesma forma que é feito nas castanhas a assar.
2 – Forrar uma tarteira com a massa, utilizando-a ainda no papel vegetal da embalagem, evitando que a massa quebre e facilitando a tarefa. Para que o recheio adira melhor à massa, antes de verter o mesmo, aconselha-se a picar a superfície da massa com um garfo.
3 – De seguida, derreter a manteiga no microondas e reduzir as castanhas a puré com, por exemplo, um passe-vite.
4 – Para finalizar a primeira parte do recheio, bater as castanhas, o restante açúcar, a manteiga, o cacau em pó e os ovos.
5 – Colocar uma divisória no interior da tarteira, como por exemplo uma faca, de forma a dividir o espaço ao meio, e verter 1/3 do recheio para uma das áreas da tarteira dividida.
6 – Derreter no microondas a tablete de chocolate partida em pedaços e as natas e misturar ambos os ingredientes até obter uma mistura homogénea.
7 – Misturar 2/3 do recheio com metade da mistura de chocolate e natas e bater.
8 – Verter a mistura resultante para a área vazia da tarteira e levar a tarte ao forno, a cerca de 180º, durante cerca de 30 minutos.
9 – Deixar arrefecer um pouco a tarte e verter o resto da mistura de chocolate e natas por cima da primeira metade da tarte.

 

Tarte de castanhas 2 em 1 não decorada

10 – Opcionalmente, decorar a tarte com castanhas, raspas de chocolate e/ou coco ralado. Para fazer as raspas de chocolate, reservar um dos quadrados da tablete de chocolate e cortá-lo em lascas utilizando uma faca ou um descascador de batatas.

 

Tarte de castanhas 2 em 1 com chocolate ralado

 

11 – Se não estiver muito calor, recomendo guardar esta tarte de castanhas e chocolate 2 em 1 fora do frigorífico ou retirá-la do mesmo umas horas antes de servir. Isto permite à cobertura de chocolate amolecer um pouco, contribuindo para uma tarte mais cremosa e deliciosa.

Se tens algo a acrescentar ou gostaste deste artigo, comenta!